quinta-feira, 1 de abril de 2010

Dica para professores "iniciantes"


Eu, ainda, não sou professora certificada pela faculdade, mas sou certificada pelo meu tempo de experiência...
Sendo assim, resolvi dar uma colaboração para meus amigos e amigas universitários e estudantes de magistério.


Assim como os alunos, que estão fazendo um contato conosco de início, nós professores também ficamos ansiosos com o primeiro contato. Também ficamos à espera de como serão os novos alunos e o que pensarão de nós. Isso é recíproco, porque os alunos também ficam na mesma expectativa. Cabe a nós, educadores competentes e apaixonados pela nossa profissão (pelo menos eu sou, rs, deixá-los mais à vontade e minimizar suas apreensões.

PREPAREM-SE!

1) Planeje bem as aulas => Faça um planejamento detalhado do que vai fazer, em conteúdo e estrutura, o que vai por no quadro, o que vai dizer. Mostre experiência significativa com o conteúdo que vai trabalhar, nada pior do que um professor teórico, que acaba investindo a maior parte do tempo em seu próprio aprendizado e não no aperfeiçoamento do planejamento, da comunicação e outros alunos.
Varie as estratégias de ensino, faça os alunos se mexerem de vez em quando e aprender a utilizar seu raciocínio. Questione, faça trabalhos em dupla ou em grupo. Certifique-se de que estão acompanhando para não comprometer o restante da aula. Dirija-se a um aluno específico; alguns alunos nunca abrem a boca por iniciativa própria, talvez por medos como gozações de colegas ou "pagar mico". Alguns alunos precisam ser estimulados para fluírem melhor.


2) Ensaie => Dê sua aula antes para o espelho ou para um conhecido. Se optar por um amigo, peça para ele criticar e lhe indicar as oportunidades de melhoria e elogiar o que ficou realmente bom. Se você nunca deu uma aula antes, quase tudo é novo, procure variar o tom de voz, é mais difícil prestar atenção a uma voz monótona. Repita e/ou enfatize com a voz algumas passagens mais importantes.

3) Prepare-se emocionalmente => Emoções geralmente contém uma mensagem. Ao iniciar minhas aulas, senti verdadeiro pânico; ainda mais porque eu tinha apenas 17 anos. Depois descobri que isso era normal e fui me acostumando com o decorrer das aulas seguintes. Aprendemos na aula de Inteligências Múltiplas e Emocional a lidar com nosso lado intrapessoal e interpessoal né? Nada melhor do que a sala de aula para colocá-las em prática.


4) Controle a sua turma => Um ponto essencial em classe é você reconhecer e saber que você é a autoridade. Os alunos precisam saber respeitar você para serem respeitados. Eles testam os limites para saber como se portar e o que vão fazer. Se alguém conversar alto e você não fizer nada, abre caminho para que aconteça de novo. O importante é você ter bem claro para si mesmo o que quer e saber que é o responsável pelos alunos durante a aula.
O ideal é preservar um bom e amigável relacionamento com os alunos, para manter a harmonia da turma. Caso haja um conflito mais difícil, peça ajuda à Coordenação.

5) Tímido, eu? => Se você acredita que ser tímido, permita-me não acreditar nisso. É uma situação nova e requer preparação, e uma vez preparado o suficiente, você vai se sentir mais confiante e com vontade, sabendo que vai fazer um bom trabalho ou pelo menos que fez o seu melhor para isso, e vai continuar melhorando na medida de sua dedicação.

6) Aprenda => Por fim, troque informações com seus alunos, assim você aprende sempre mais sobre o que eles querem aprender ou falar e fica a par do que mais agrada a eles. Haverá sempre algo a mais para se aprender, seja com livros, com colegas, com o coordenador ou com os alunos.

Boa sorte!

Bjks ;)