domingo, 27 de março de 2011

Escritores da Liberdade




Ontem (26/02), vi um filme fantástico!





"Escritores da Liberdade" é um filme que retrata os diversos comportamentos que os jovens enfrentam para poder completarem seus estudos: violência, rebeldia, preconceito, descaso... até mesmo de onde estão matriculados. Eis que surge uma professora com pouca experiência, Erin Gruwell, ou simplesmente Sra. G, como passa a ser chamada pelos alunos.
Esta professoraousa de tal forma que chama a atenção dos seus superiores. Mas não da mesma maneira. O
s professores mais experientes e com mais tempo na escola, não acreditam na recuperação dos alunos da turma 203, pois a maioria está envolvida com um tipo de gangue. Só que eles estão envolvidos desta forma porque acreditam que assim saberão se defender do outro. Quando digo outro, estou referindo-me às gangues rivais: os latinos, contra asiáticos, contra negros, contra os brancos, que por fim acabam tornando-se rivais de si mesmos.


O filme nos ensina que não devemos viver na sombra de ninguém, mas podemos nos espelhar em bons exemplos. E foi assim que a professora Erin Gruwell os ensinou. Ajudando cada um a encontrar suas qualidades, seus limites e até suas fraquezas pessoais.

Eu me identifiquei com a garra desta professora em vários momentos do filme. Ela teve problemas em seu casamento por se dedicar e se envolver demais com os seus alunos, que aos poucos passaram a admirá-la e respeitá-la. O marido dela não soube superar o sucesso e determinação dela, pois sentia-se um fracassado por não poder acompanhá-la profissionalmente. Erin chegou a arrumar mais dois empregos "temporários" para poder comprar material didático e livros para ensinar mais e melhor aos seus alunos, já que a administração da escola onde ela lecionava não a ajudou em nenhum momento.
Sra. G transformou, através da leitura, pessoas "revoltadas" em bons cidadãos. Deu-lhes um diário onde pudessem escrever o que desejassem. E ela só os leria se eles permitissem. E isso foi concedido. Aos poucos as histórias de cada um foi sendo desvendada e assim ela pode ajudá-los a entender melhor o mundo em que viviam e a escolha que estavam fazendo. Com aulas mais dinâmicas ela conseguiu envolver a todos!
Assistindo ao filme cheguei às lágrimas por diversas vezes!
O filme foi baseado no livro homônimo, com a atriz Hilary Swank no papel da maravilhosa professora. O site oficial do filme é http://www.freedomwriters.com, clique e confira.




A verdadeira professora Erin Gruwell e alguns de seus alunos


Este filme foi recomendado pela professora Nazareth, minha professora de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. A recomendação de assistir este filme está no instrucional da UCB na página 30.
Eu recomendo a todos os educadores e até mesmo para as pessoas que querem de alguma forma entender o mundo dos jovens ditos "agressivos", para assim compreendermos o mundo que os cerca, pelo ponto de vista deles.

Um beijão a todos!

Cyntia Rachel