sexta-feira, 22 de abril de 2011

A Páscoa

Para celebrar a Páscoa, nada melhor do que um bom chocolate!

Os especialistas dizem que o melhor é o com 70% de cacau... será?

Para trabalhar com Língua Portuguesa com alunos de 4º e 5º ano.


O Chocolate


O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa e de bebida doce ou amarga, feito a partir do cacau.

O chocolate vem sido usado como bebida desde o começo de sua história. O registro mais antigo do uso de chocolate data de muitos séculos atrás.

A civilização maia cultivava o cacau em seus quintais e usavam as sementes para fazer uma bebida amarga.

Por centenas de anos, o processo de fabricação do chocolate permaneceu o mesmo. Quando a Revolução Industrial chegou, muitas mudanças ocorreram e trouxeram o alimento para a forma em que o conhecemos hoje. No século XVIII, máquinas de espremer manteiga de cacau foram criadas. Isso ajudava a fazer um chocolate mais consistente e durável. A partir daí, o consumo do chocolate foi popularizado e espalhado pelo mundo todo.

O chocolate é um alimento popular que tem conhecido diversas formas de apresentação. Pode ser bebido (chocolate em pó) com leite, ou em tabletes. Neste caso é apresentado em muitas versões: ao leite, branco, amargo, com amendoim, amêndoa ou avelã, com ou sem recheio, etc.


1) Responda:


a) Quantos parágrafos há no texto?

b) Qual é o assunto principal do texto?

c) Como podemos encontrar o chocolate?

d) Que civilização antiga começou a cultivar o chocolate (cacau)?

e) Como podemos encontrar o chcocolate?


2) Procure o significado no dicionário:


pastoso: __________________________


cacau: ____________________________


civilização: _________________________



3) Separe as sílabas e classifique de acordo com o número de sílabas:


alimento - ______________________________________________

cacau - _______________________________________________

quintais - ______________________________________________

consistente - ___________________________________________


4) Circule os encontros vocálicos:

cacau – feito – história – muitos – civilização – maia – quintais – permaneceu


5) Classifique os encontros vocálicos:

(1) Ditongo (2) Hiato (3) Tritongo

( ) iguais ( ) cão ( ) cadeira ( ) viúva ( ) baú

( ) melancia ( ) saída ( ) saudade ( ) enxaguei ( ) saguão


6) Recorte de livros ou revistas palavras que tenham o seguinte encontro vocálico:


Ditongo


Hiato


Tritongo



E aí, curtiram?

Bjks e Boa Páscoa a todos! ;)



segunda-feira, 11 de abril de 2011

Trabalhando com fábulas

Este texto é um reconto sobre a fábula de Chapeuzinho Vermelho. Dá para trabalhar bem a imaginação das crianças. Indicado para alunos de 2º e 3º ano.

Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos

Uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho foi pela floresta para visitar sua avó doente. No caminho desconfiou que estivesse sendo observada e pegou outro caminho. O lobo que a seguia correu para a casa da Vovó, pois sabia que esse era o seu destino.

Quando a menina finalmente chegou à casa da vovó, entrou e foi direto ao quarto. Abriu a porta, levou um susto e disse:

- Vovó como você está diferente, tão peluda!

- São esses tratamentos de pele, minha neta! Que ao invés de rejuvenescer, criam pêlo.

- Esses olhos tão grandes?

- Foi a plástica que fiz para melhor enxergar. Não achou legal?

- Esse nariz tão grande?

Está inchado de tanto fazer pelling, minha querida!

- Não é à toa que a senhora está doente, com tantos tratamentos estranhos. Mas e essa boca tão grande?

- Isso é para...

É interrompida pela porta que se abre e um Guarda Florestal entra rápido.

- Prenda Seu Guarda! Aposto que é o lobo que fez algo com minha avó. Fiquei desconfiada e chamei o Guarda. Eu estava certa!

A porta se abre mais uma vez e quem entra para o espanto de todos - a Vovó. Cheia de sacolas, de óculos escuros modernos e cabelos pintados de rosa.

- Vovó o que é isso? Venho aqui visitá-la, pois mamãe disse que a Senhora estava debilitada e mais...

- Chega de mais, replicou a Vovó. - Sua mãe é uma retrógrada, não gosta que eu more na floresta, não deixa ir ao shopping fazer comprar e muito menos admite a minha amizade com o lobo. Por isso, pedi para ele tomar o meu lugar enquanto eu saísse para ninguém desconfiar. Quer saber? Chega! Por isso, pintei o cabelo, para ninguém me reconhecer!

Vamos agora mesmo conversar com a sua mãe e vou pedir para ela parar de colocar esse capuz vermelho em você. É muito antiquado!

Adaptação: Cyntia Rachel


Interpretação

a) A história que você leu é uma fábula adaptada para os tempos de hoje em dia. Diga uma coisa você encontrou de muito diferente da original?

b) Quem chamou o Guarda Florestal?

c) Como a Vovó apareceu na história?

d) O que a mãe da Chapeuzinho não gostava que a Vovó fizesse?


Espero que vocês tenham curtido este post.
Mais trabalhos serão divulgados. Bom começo de semana para todos!

Bjks ;)