sábado, 11 de julho de 2009

Jürgen Habermas

Este texto foi retirado do trabalho de Sociologia do meu grupo. Não sabia nada da vida deste alemão magnífico, que muito contribuiu para nosso processo cognitivo. após fazer este trabalho, aprendi muito e adquiri um vocabulário bem diferenciado, mas de grande importância.


Aos 25 anos, Jürgen Habermas graduou-se com o trabalho "O Absoluto e a História", sobre Schelling. Foi assistente do filósofo e sociólogo Theodor W. Adorno durante cinco anos, até 1959, na chamada Escola de Frankfurt, conhecida por desenvolver uma "teoria crítica da sociedade", integrando a reflexão filosófica com a sociologia.
Jürgen Habermas é o principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt, um grupo de filósofos, críticos culturais e cientistas sociais associados com o Instituto de Pesquisa Social, fundado em Frankfurt em 1929.
Introduzindo uma nova visão a respeito das relações entre a linguagem e a sociedade, em 1981 Habermas publicou aquela que é considerada sua obra mais importante: "Teoria da Ação Comunicativa".
A Escola de Frankfurt é conhecida por seu programa de desenvolver uma “teoria crítica de sociedade”.
A Teoria Crítica é principalmente um modo de fazer filosofia que integra os aspectos normativos de reflexão filosófica com as realizações explicativas das ciências sociais. A última meta de seu programa é unir teoria e prática.
Habermas diferencia três áreas cognitivas genéricas primárias nas quais o interesse humano gera conhecimento. Estas áreas determinam categorias relevantes para o que nós interpretamos como conhecimento. Quer dizer, eles são denominados conhecimento constitutivo, que determinam o modo de descobrir o conhecimento e como podem ser garantidas as necessidades desse conhecimento. Estas áreas definem os interesses cognitivos ou os domínios de conhecimento, que são fundamentados em aspectos diferenciados da existência social: trabalho, interação e poder.

Aos poucos vou retomando meu Blog e atualizando com assuntos variados ok?
Estav com saudades deste cantinho especial!

Bjks procês :)

Nenhum comentário: