segunda-feira, 11 de abril de 2011

Trabalhando com fábulas

Este texto é um reconto sobre a fábula de Chapeuzinho Vermelho. Dá para trabalhar bem a imaginação das crianças. Indicado para alunos de 2º e 3º ano.

Chapeuzinho Vermelho dos Tempos Modernos

Uma menina chamada Chapeuzinho Vermelho foi pela floresta para visitar sua avó doente. No caminho desconfiou que estivesse sendo observada e pegou outro caminho. O lobo que a seguia correu para a casa da Vovó, pois sabia que esse era o seu destino.

Quando a menina finalmente chegou à casa da vovó, entrou e foi direto ao quarto. Abriu a porta, levou um susto e disse:

- Vovó como você está diferente, tão peluda!

- São esses tratamentos de pele, minha neta! Que ao invés de rejuvenescer, criam pêlo.

- Esses olhos tão grandes?

- Foi a plástica que fiz para melhor enxergar. Não achou legal?

- Esse nariz tão grande?

Está inchado de tanto fazer pelling, minha querida!

- Não é à toa que a senhora está doente, com tantos tratamentos estranhos. Mas e essa boca tão grande?

- Isso é para...

É interrompida pela porta que se abre e um Guarda Florestal entra rápido.

- Prenda Seu Guarda! Aposto que é o lobo que fez algo com minha avó. Fiquei desconfiada e chamei o Guarda. Eu estava certa!

A porta se abre mais uma vez e quem entra para o espanto de todos - a Vovó. Cheia de sacolas, de óculos escuros modernos e cabelos pintados de rosa.

- Vovó o que é isso? Venho aqui visitá-la, pois mamãe disse que a Senhora estava debilitada e mais...

- Chega de mais, replicou a Vovó. - Sua mãe é uma retrógrada, não gosta que eu more na floresta, não deixa ir ao shopping fazer comprar e muito menos admite a minha amizade com o lobo. Por isso, pedi para ele tomar o meu lugar enquanto eu saísse para ninguém desconfiar. Quer saber? Chega! Por isso, pintei o cabelo, para ninguém me reconhecer!

Vamos agora mesmo conversar com a sua mãe e vou pedir para ela parar de colocar esse capuz vermelho em você. É muito antiquado!

Adaptação: Cyntia Rachel


Interpretação

a) A história que você leu é uma fábula adaptada para os tempos de hoje em dia. Diga uma coisa você encontrou de muito diferente da original?

b) Quem chamou o Guarda Florestal?

c) Como a Vovó apareceu na história?

d) O que a mãe da Chapeuzinho não gostava que a Vovó fizesse?


Espero que vocês tenham curtido este post.
Mais trabalhos serão divulgados. Bom começo de semana para todos!

Bjks ;)

2 comentários:

Unknown disse...

VC E 10 AMIGA PARABENS AMEI!!!!!!!!!!!!!

andrea lemos disse...

Boooooaaaaa!!!!!!!
BJS!!!!!