domingo, 4 de maio de 2008

Dislexia

Olá, boa noite para todos!

Espero que tenham curtido o feriadão do Trabalhador.

Vou tratar de um assunto muito importante: a dislexia.

Muitas vezes, uma criança é tida como "burra", "desinteressada" ou "preguiçosa". Mas todos estes "adjetivos" são errados, pois quando uma criança tem dificuldade no aprendizado sente-se desmotivada a continuar seu estudo e perde o prazer de aprender coisas novas, uma vez que, não consegue compreender o assunto proposto.

Alguns pais ou responsáveis não conseguem entender tal dificuldade, alguns até tentam pesquisar ou procurar ajuda de especialistas e conseguem grandes avanços!

Se você conhece alguém com alguma das características, procure um profissional: fonoaudiólogo ou pedagogo para melhor lhe orientar.



Entendendo o que é Dislexia



Ler é uma das aprendizagens mais importantes, pois nos permite ter acesso a todos os outros saberes.
Aprender a ler é relativamente fácil para a maioria das pessoas, mas existem algumas exceções. Entretanto, algumas pessoas, embora inteligentes, apresentam dificuldades na sua aprendizagem.
A origem desta dificuldade era desconhecida, mas com o passar do tempo este mito de existem pessoas mais ou menos inteligentes está sendo quebrado.


A leitura integra dois processos cognitivos: a descodificação (a correspondência grafofonémica) e a compreensão da mensagem escrita. Para que um texto escrito seja compreendido tem que ser lido primeiro, isto é, descodificado.

Os disléxicos manifestam dificuldades em compreender a descodificação das palavras, em realizar uma leitura fluente, correta e compreensiva.

Sabe-se que a dislexia é uma perturbação parcialmente herdada, com manifestações clínicas complexas, incluindo dificuldades na leitura, no processamento fonológico, na memória de trabalho, na capacidade de nomeação rápida e na coordenação sensoriomotora.

Repetir de ano não ajuda a ultrapassar as dificuldades, pelo contrário, pode criar dificuldades afetivas e emocionais: sentimentos de frustração, ansiedade, desvalorização do autoconceito e da autoestima.

O importante é que a criança seja avaliada e receba atenção especializada.



Sinais de alerta



- O atraso na aquisição da linguagem pode ser um primeiro sinal de alerta para possíveis problemas de linguagem e de leitura, na primeira infância.



- Frases curtas, palavras mal pronunciadas, com omissões e substituições de sílabas e fonemas, no Jardim de Infância.


- Dificuldade em aprender: nomes: de cores (verde, vermelho), de pessoas, de objetos, de lugares, também na mesma fase escolar.



- Dificuldade em associar as letras aos seus sons, em associar a letra “ éfe ” com o som [f], na fase do 1º ano escolar.


- Erros de leitura por desconhecimento das regras de correspondência grafo-fonêmica: vaca/ faca; janela/chanela; calo/galo, também na série acima.



- Relutância, lentidão e necessidade de apoio dos pais na realização dos trabalhos de casa.



- A partir do 2º ano, insucesso na leitura de palavras multissilábicas. Quando está quase a concluir a leitura da palavra, omite fonemas e sílabas ficando um “buraco” no meio da palavra: biblioteca / bioteca.



- Caligrafia imperfeita.



- Dificuldade em recordar informações verbais, problemas de memória a curto termo: datas, nomes, números de telefone, sequências temporais, algoritmos da multiplicação.



- Preferência por livros com poucas palavras por página e com muitos espaços em branco.



- Longas horas na realização dos trabalhos escolares.



- A ortografia mantém-se desastrosa preferindo utilizar palavras menos complexas, mais fáceis de escrever.



- Sentimentos de embaraço e desconforto quando tem que ler oralmente, tendência a evitar esta situação.



Bem, espero que de alguma forma, possa ter esclarecido muitas dúvidas.



Bjks radic@is da Tia Cyntia procês :)

2 comentários:

andrea augusto - angelblue83 disse...

UHUUUU! Estreiando o blog! Gostei, prof!
Alias, como sempre aprendo muito com vc!!!

bjimm
angel

andrea augusto - angelblue83 disse...

Cadê a atualizaçao, Tia??? rsss