sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Método Individual de Aprendizagem - Escola Nova

Este post é parte do meu trabalho de grupo da faculdade neste 2º período, solicitado pela nova professora Ana Paula de História da Educação. Achei de grande importância para meu processo de aprendizagem, pois aborda a questão das primeiras experiências pedagógicas, segundo os fundamentos da Escola Nova.

Três métodos de trabalho individual: por Maria Montessori educadora, na Itália, doutorada em medicina pela Universidade de Roma, que aos vinte e cinco anos começou a dedicar-se às crianças anormais (com necessidades especiais), por Helena Parkhurst e chamado de Plano Dalton, nos EUA e Miss Jessie Mackinder, na Inglaterra.

MONTESSORI

O Método tem como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança. Está baseado no fato de que elas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta e não pela imposição do conhecimento. É um método de trabalho individual, mas com caráter social, uma vez que as crianças, em conjunto, devem colaborar para o ambiente escolar, trabalha com material voltado à estimulação sensorial e intelectual, visando o bem estar físico, e psíquico da criança que se forma a partir de estímulos externos. Montessori criou materiais didáticos simples, atraentes, objetivando provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito rico e interessante.
Para Montessori as crianças devem aprender brincando, pois é mais interessante do ponto de vista dos pequenos.

MACKINDER

Método Mackinder levou o sobrenome de Miss Jessie em virtude de ser ela a implantá-lo na Inglaterra. Ele individualiza o ensino (auto-educativo): levam em conta as peculiaridades individuais e tratam a criança como criaturas capazes de realizar sua própria educação.
Este método ensina as crianças a serem responsáveis pelo seu próprio aprendizado.


PLANO DALTON

Plano de ensino aplicado em escolas primárias e médias na cidade de Dalton (EUA) por Helen Parkhurst. Partindo da individualidade dos alunos, consiste em atribuir-lhes semanalmente certas tarefas de várias disciplinas para vencerem por si as dificuldades de aprendizagem mediante busca e pesquisa em livros, revistas, laboratórios ou salas especializadas em cada disciplina, com a orientação do professor.
As tarefas são divididas em três processos: mínimo, médio e máximo. De acordo com a superação de cada aluno, eles passam de etapa, até atingirem seu ponto máximo.
A cada aula eu aprendo cada vez mais e me surpreendo com os assuntos abordados. Achei complicado de início falar sobre algo que desconhecia por completo, pois só conhecia, por alto, o método de Montessori porque perto de onde moro existe uma escola chamada Aldeias Montessori a qual minha afilhada trabalhou e me contou alguns detalhes da proposta deles.
Espero que tenham gostado deste post. É sempre bom aprender um pouco mais!
Bjks e até o próximo! :)

2 comentários:

EMEI Cartola disse...

Olá! Gostamos muito dos seus projetos e postagens. Aproveitamos pra oferecer também nosso selo!! Abraços!!

Noêmia disse...

Olá! Obrigada por ser a partir de agora seguidora do meu blog. Espero que possamos aprender muito mediante a troca.
Adorei o seu blog. Parabéns!

Abraço